Na ocasião também foi implantado o Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Fórum é inaugurado em Carmo da Mata TJMG/Divulgação Foi inaugurado nesta sexta-feira (22) o novo Fórum Doutor José Maria Starling, instalado na Rua Antônio Coronel Vaz, no Centro de Carmo da Mata.

Também foi instalado na ocasião, o Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o desembargador Nelson Missias de Morais.

Segundo o TJMG, a solenidade foi cercada de cuidados em função da pandemia da Covid-19 e restrita a poucos convidados.

Durante o pronunciamento, o presidente do TJMG declarou que a obra foi concebida dentro dos padrões modernos e sustentáveis, e que oferece as condições necessárias para que magistrados e servidores possam desempenhar os trabalhos e atender às demandas da comarca.

Cejusc A rápida cerimônia também foi marcada pela instalação do Cejusc na cidade.

O núcleo permite que as pessoas com alguma demanda judicial possam entrar em acordo antes de ingressarem com processos judiciais. O diretor da comarca de Carmo da Mata, juiz José Alexandre Marzon Guidi, que também acumula trabalhos na comarca de Cláudio, falou sobre a importância do Cejusc.

“A conciliação é sempre o melhor caminho antes de um processo que pode ser moroso e ao final com uma decisão imposta através de sentença”, observou o magistrado. Antigo Fórum O antigo fórum instalado no Centro da cidade funcionava no local desde 1975, quando a comarca foi criada.

De acordo com o juiz José Alexandre, o prédio já estava defasado.

"Eu não tinha sequer um gabinete e quando precisava ir da minha improvisada sala até a secretaria era obrigado a sair do fórum pela rua e entrar por outra porta, pois não havia acesso interno”, lembrou o juiz. Para ele, o novo fórum atenderá os anseios não apenas de magistrados e servidores, mas principalmente da população da cidade, uma vez que foi concebido dentro dos padrões estabelecidos pelo Plano de Aceleração de Obras do TJMG.

“São várias salas, tribunal do júri, sistema de ar condicionado, estacionamento amplo e tecnologia suficiente para desenvolvermos o nosso trabalho”, completou. Instalações O novo fórum de Carmo da Mata tem aproximadamente 750 metros quadrados e está instalado na Rua Antônio Coronel Vaz, Centro.

Atualmente existem aproximadamente 2.500 processos ativos na Comarca da cidade. Também participaram da cerimônia, o superintendente de Precatórios do TJMG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; o superintendente do Projeto Execução Fiscal Eficiente, desembargador Maurício Pinto Ferreira; o desembargador Octávio de Almeida Neves; a desembargadora Mariangela Meyer; o prefeito de Carmo da Mata, Almir Resende Junior; o promotor Areslan Eustáquio Martins e outros representantes dos poderes executivo e legislativo da cidade.