
Estado iniciou nesta segunda-feira (25) a distribuição da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) contra a Covid-19 — Foto: Governo do Estado de São Paulo |
Para a área de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, ao qual estão vinculados 45 municípios, foram encaminhadas 9,4 mil doses.
Já para a região sob a jurisdição do DRS de Marília, ao qual estão ligados 12 municípios do Oeste Paulista, foram mandadas 13,3 mil doses do imunizante.
A saída dos caminhões começou em menos de 24 horas após o recebimento da remessa no Centro de Distribuição e Logística (CDL) estadual de São Paulo.
As grades devem chegar às regiões até a terça-feira (26) e cada cidade retirará seu respectivo quantitativo no GVE da região onde está localizada.
Os 56 municípios do Oeste Paulista estão divididos entre os GVEs de Marília, Presidente Prudente e Presidente Venceslau.
Na última semana, a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan e do laboratório chinês Sinovac, começou a ser distribuída no dia 18 e foi concluída em 72 horas, totalizando 690 mil doses destinadas para todo o Estado.
As novas doses da vacina da Fiocruz foram viabilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Assim como nas grades anteriores, a divisão regionalizada é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI.
![]() |
Distribuição da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) contra a Covid-19 entre as regiões do Estado de São Paulo — Foto: Governo do Estado de São Paulo |
A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI.
O governo de São Paulo determinou a inclusão dos quilombolas entre os grupos prioritários da primeira fase do Plano Estadual de Imunização (PEI). Este público não estava previsto pelo PNI para a etapa inicial da campanha.
A campanha de imunização contra a Covid-19 em São Paulo é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida em que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 serão divulgadas pelo Estado. (G1/Prudente)