Plenário da Câmara Municipal de Presidente Venceslau

Composta por treze vereadores, a Câmara Municipal de Presidente Venceslau terá caras novas no ano que vem. Nas eleições deste ano, os vereadores que cumpriram mandato entre 2017 e 2020 terão destinos diferentes e as movimentações políticas vão abrir vagas para uma possível renovação na próxima legislatura.

Quatro dos treze vereadores participarão das eleições deste ano como candidatos ao Poder Executivo. Tufy Nicolau Júnior (PSDB), Lucimara Dias (PSD) e João Paulo Arfelli Rondó disputam o cargo de prefeito, enquanto que Ademir Souza da Silva (Mestre Tota) é o candidato a vice-prefeito na chapa de Tufy.

Outros três vereadores já declararam que não serão candidatos à reeleição. Em contato com o Integração Regional, Luiz Gustavo Freire (PV) afirmou que não irá disputar uma cadeira no Poder Legislativo, mas que seguirá na política com a articulação no PV, partido no qual é presidente do diretório municipal.

Eleito pelo MDB, Luiz Roberley de Souza Cola cumpre seu mandato como vereador e já anunciou que não irá disputar as próximas eleições. Ele apoiará seu pai, João Cola, durante a disputa.

Raphael Balhestero, vereador pelo Cidadania, será outro a deixar o Poder Legislativo em 2021. Conhecido por sua atuação nas redes sociais e postura crítica em temas que envolvem a Administração Pública, o vereador alegou que não tentará a reeleição por motivos diversos, entre eles a decepção na política. Contudo, anunciou que continuará com a militância na política para cobrar os eleitos.

Por outro lado, parte dos candidatos já manifestou o objetivo de seguir com a atuação na Casa de Leis. É o caso do atual presidente da Câmara Municipal, Wilson Dourado, que tentará a reeleição pelo PSL. Em contato com a reportagem, o vereador afirmou que aguarda a chegada do material para iniciar a campanha.

A exemplo de Dourado, Percy Pereira será outro vereador a tentar a reeleição. A informação foi confirmada por Luiz Fernando Hamada, atual presidente do Pros e candidato ao cargo de prefeito.

Em contato com a redação, Adelino Soares foi outro vereador a confirmar sua candidatura para seguir com uma cadeira na Casa de Leis.

Os vereadores Luciano Ramos, João Roberto Coelho Pacheco e Alessandro Claro de Faria foram procurados pela reportagem, mas até o fechamento desta edição não foi possível estabelecer contato. Contudo, os nomes dos três aparecem na plataforma online do TSE como candidatos.

Candidatos

O prazo para registro de candidaturas junto à Justiça Eleitoral se encerrou no último sábado (26).

Conforme informações da plataforma online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o município terá pelo menos 137 candidatos a uma cadeira no Poder Legislativo. O número é parcial, pois os registros do Partido Verde não foram incluídos no sistema. A legenda deve participar das eleições com pelo menos dez candidatos, totalizando 147 candidatos ao cargo de vereador 


(Por Eduardo Maduro/Integração Regional)

Deixe seu Comentário