Novo CDP de Caiuá será inaugurado segunda-feira com a presença de Dória

O novo presídio tem capacidade para 823 presos no regime fechado e funcionará com cerca de 160 agentes.

(Foto: Divulgação)

O novo Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá será inaugurado no próximo dia 02 de dezembro. A informação já havia sido antecipada com exclusividade pelo PORTAL BUENO e foi confirmada na tarde desta quinta-feira (28) pela Secretaria de Administração Penitenciária – SAP.

O governador João Dória (PSDB) estará presente na inauguração acompanhado pelo secretário da Secretaria da Administração Penitenciária - SAP, Coronel Nivaldo Restivo.

Será a primeira vez que o governador do estado de São Paulo estará na região em visita oficial após ter sido eleito e assumido o cargo no último mês de janeiro.

De acordo com a SAP o valor total da obra é de R$ 53.302.697,64. O novo presídio conta com capacidade total para 823 presos no regime fechado e funcionará com cerca de 160 agentes.

Transferências de agentes
Após diversas manifestações de repúdio por parte dos agentes penitenciários, prefeitos, vereadores e deputados da região contrários a medida anunciada pela Secretaria de Administração Penitenciária – SAP, para a transferência de agentes penitenciários que irão ocupar as novas vagas de serviço no presídio de Caiuá, foi publicada no último dia 08 de novembro no Diário Oficial da União – DOU uma nova resolução que foi bem aceita na classe dos agentes.

Na publicação consta que após estudos técnicos realizados, a SAP constatou que os objetivos almejados ao adotar a Lista Prioritária de Transferência Especial – LPTE para compor o quadro de pessoal do Centro de Detenção Provisória – CDP de Caiuá não atenderia aos propósitos da pasta. A resolução ainda determina que o quadro de pessoal do futuro CDP II de Caiuá seja composto pelos servidores inscritos na Lista Prioritária de Transferência – LPT para o CDP “Tacio Aparecido Santana” de Caiuá.

A nova medida atende pedido de manifestantes e agentes que reivindicaram o uso da LPT para convocação dos agentes e beneficia aqueles que há muito tempo aguardam para voltar a trabalhar mais próximos de seus lares.

CDP 1
A cidade de Caiuá já possui um CDP. O presídio, que fica no km 634,2 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), foi inaugurado no dia 15 de abril de 2005, com uma área construída de 6.011,74 m² e capacidade para 844 presos.

Atualmente, a unidade prisional abriga 655 detentos, de acordo com dados oficiais da SAP.

Portal Bueno

Comentários