Campanha para recolher pneus usados vai até sexta-feira (17) em Venceslau

Em Presidente Venceslau o depósito de pneus pode ser feito em diversos locais da cidade

Termina nesta sexta-feira (17) a ação das secretarias estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente e Saúde para eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Em Presidente Venceslau o depósito de pneus pode ser feito em diversos locais da cidade, sendo eles:

  • Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SEAAMA);
  • Núcleo de controle de endemias;
  • Ecoponto da Faive;
  • Garagem da prefeitura. 

Com o mote “Pneu guardado só quem usa é o Aedes”, a campanha tem como meta conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do objeto. Cabe às prefeituras organizar o sistema de recolhimento dos pneus. No caso de Venceslau, este trabalho será realizado pela própria SEAAMA. 

Venceslau já soma mais de 230 casos confirmados de dengue e os pneus sem utilização são potenciais criadouros do mosquito, devido as condições favoráveis de abrigo e proteção. “Tais ações são primordiais para eliminar focos do mosquito e, com isso, encerrar a transmissão da doença. Cidade limpa é população saudável”, pontua a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Lydiana Prieto.

“Para que esta campanha tenha êxito é preciso o envolvimento da sociedade com uma atitude positiva em disponibilizar os pneus usados que estão nas residências para a coleta pública”, diz o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

O secretário de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, reforça a importância da eliminação dos criadouros. “Precisamos diminuir esses possíveis focos de propagação do Aedes aegypti”, afirma. Para mais informações sobre a ação, ligue para o telefone (11) 3133-3808.

Com informações da Agência Brasil

Comentários