Assinada ordem para início de obras do Centro de Hemodiálise de Epitácio

Assinatura do contrato foi feita na terça-feira

Foi assinada nesta terça-feira (12), no gabinete da prefeitura de Presidente Epitácio, a ordem de serviço para o início das obras de construção do centro de hemodiálise do município.

A obra, orçada em R$ 1.639.900,97, será construída no terreno ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Epitácio, pela empresa Moreno & Cia Construção Civil Ltda. ME, vencedora do processo licitatório.

Conforme os empresários Nicéia Maria Moreno e Miguel Moreno, será promovida uma visita ao local para que sejam conhecidas as principais necessidades. Já o início das obras deve ocorrer segunda-feira (18).

Trata-se de uma conquista muito comemorada em Presidente Epitácio, uma vez que tratativas em torno do assunto existem desde 2012, quando foi iniciado o processo para a instalação do centro. Na época, a obra seria custeada com destinação de recursos da Compensação Ambiental firmado por meio do Termo de Ajustamento de Conduta junto a Companhia Energética do Estado de São Paulo – Cesp e Ministérios Públicos Federais e Estaduais.

Houve ainda por anos, uma luta muito grande por parte dos membros da Associação dos Pacientes Renais de Presidente Epitácio e Região – APRPER, que na época tinha como presidente Sérgio Mauricio Xavier, mais conhecido como Felão, paciente renal já falecido, para que a construção se concretizasse no município e muitos pacientes pudessem ter seu sofrimento dirimido.

Hoje, são contabilizados 30 pacientes renais crônicos em Presidente Epitácio, que realizam hemodiálises de segunda a sexta-feira, nas cidades de Presidente Prudente, Dracena e Ilha Solteira.

O Centro de Hemodiálise de Presidente Epitácio será composto de 20 cadeiras que já estão cadastradas no Estado. A unidade poderá se tornar referência e atender ainda pacientes de municípios do Extremo Oeste.

Integração News

Comentários