Setor de Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau negou informação de que a cidade tenha um caso suspeito da doença Zika Vírus. Os boatos de que existe um caso suspeito da doença começaram a circular nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (31).

Em contato com a reportagem do PORTAL BUENO, a chefe da vigilância, Lidiana Prieto, afirmou que o setor desconhece a suspeita. “Até esta sexta-feira nenhuma autoridade de saúde informou a suspeita de Zika Vírus em Presidente Venceslau”, afirmou Lidiana.

Ela explica que em casos de doenças virais o primeiro setor a ser informado é a Vigilância Epidemiológica. “Pode ser que algum médico possa ter cogitado isso com algum paciente, mas não existe exames realizados que apontam essa suspeita na cidade. Estamos em contato direto com as autoridades da Santa Casa e por lá também não existe essa informação”, disse.

O setor de vigilância destaca que em 2019 não foram registrados nenhum caso da doença na cidade.

O secretário municipal de saúde alerta para a disseminação de notícias falsas nas redes sociais. “Antes de postar ou compartilhar uma informação é sempre importante checar com as autoridades competentes, se não houver esse procedimento, não há credibilidade”, disse.

Zika Vírus
O Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus Zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Ele é considerado uma ameaça à saúde mundial devido as fortes evidências de relação com a microcefalia e outras malformações congênitas – podendo afetar o desenvolvimento de fetos de mulheres contaminadas durante a gestação. Além disso, o Zika também pode acarretar em outros problemas neurológicos, como meningite, mielite, encefalite e síndrome de Guillain Barré.

Formas de contagio do vírus
A transmissão ocorre pela picada do mosquito. No entanto, há ocorrências de transmissões sexuais, gestacionais e a possibilidade de transmissão transfusional.

Quais são os principais sintomas?
É possível contrair o vírus Zika e não manifestar sintomas, mas os sinais mais comuns são:
Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
Dor muscular (mialgia)
Dor de cabeça e atrás dos olhos
Rash Cutâneo (manchas vermelhas), acompanhadas de coceira.

Sintomas mais raros da infecção pelo Zika vírus incluem:
Dor abdominal
Diarreia
Constipação
Fotofobia
Pequenas úlceras na mucosa oral.

Os sintomas da Zika são muito parecidos com os da Dengue e Chikungunya e podem ser confundidos. Por isso é importante procurar ajuda médica.

Há tratamento ou vacina contra o Zika vírus?
Não existe um tratamento específico. Ele é feito com o uso de paracetamol ou dipirona para o controle da febre e o manejo da dor. Até o momento não há vacina contra a Zika, mas estudiosos de vários países trabalham para desenvolvê-la.

Como se prevenir?
Elimine os criadouros do mosquito.
Não deixe água parada.
Evite áreas com a presença do mosquito.
Use telas de proteção em portas e janelas.
Use repelente.

Portal Bueno

Deixe seu Comentário